Meu entendimento sobre as duas narrativas da criação do homem

18-08-2010 22:38

-Analisando (a primeira narrativa) Gn.1, 26-31; 2, 1-3 entendo: Vers. 26: "Façamos" = "O Eterno (Pai/Filho)", o homem à nossa imagem conforme à nossa semelhança, dominador; Vers 27: criado (não feito do pó da terra nem de costela) simultaneamente macho e fêmea, Vers. 28: abençoado, fecundo, multiplicador, senhor; Vers. 29-30 :suprido em todas as suas necessidades; Vers.31: tudo feito em perfeita  ordem (muito bom).        

-Agora a segunda narrativa do mesmo feito; Gn.2, 7-8 entendo: Vers.7: formou (não o fez) "Jeova" (senhor deus), o homem solitário, do pó da terra (da mesma terra que formou os animais do campo etc.), feito alma vivente (desta feita não à imagem do Pai/Filho nem conforme sua semelhança); Vers. 8: posto no jardim do Edem; Vers.9: ocupado com trabalhos e cuidados, onde seria tentado até cair em pecado, para só ,posteriormente ser expulso para terra na condição de amaldiçoado, dominado e servo; Vers.18 :finalmente quem o formou descobriu que não era bom que ele continuasse solitário; Vers.19: de uma costela formou a mulher (não sei se foi corrigido o corpo do homem tirando a costela que estava a mais, ou se quem o formou, deixou-o mutilado, ou seja, com uma a menos).

-Conclusão: para mim, o Eterno não permitiria que houvesse duas narrativas do mesmo fato por acaso, muito menos com tanta discrepância entre si; porem sei que satanás é imitador de Deus em tudo e que o mesmo se transfigura em anjo de luz (senhor deus) e que suas obras são imperfeitas mesmo. 

-Também entendo que em Gn. 6, 1 esteja referindo aos homens relativo a segunda narrativa da criação (Gn. 2, 7) realizada por Jeová (senhor deus), ou seja, anjo de luz que usurpou o lugar do Eterno (Pai/Filho) (ver Gn  31, 11-13). Já Gn. 6,2 refere-se aos homens relativo a primeira narrativa da criação (Gn. 1, 26-27), desta feita ,sim ,realizada pelo Eterno (Pai/Filho) .

-Uma vez que houve relacionamento entre ambas ,o pecado que era original da segunda criação contaminou também a da primeira e todos passaram daí em diante a serem de natureza pecadora, portanto, carencendo de um salvador.

 

-Mais informações sobre o assunto, voce encontra postado em videos (de terceiros), nas paginas do canal: https://www.youtube.com/user/DISCIPULOLUIZ