Pequena meditacao sobre Mt. 15: 1-14

19-12-2010 22:33

 -1 Então chegaram aos pés de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:

P: Quem foi que chegou aos pés de Jesus?

R: Uns escribas, que são os copistas e mestres das escrituras, e os fariseus que são membros das principais seitas dos Judeus, enfim foram os religiosos da época, os profundos conhecedores das leis de Jeová e de suas proprias tradições. 

-2 Porque transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? ...

P: Quem transgride o que?

R: Os discípulos de Jesus, é que transgrediam a tradição dos anciãos, que são os magistrados escolhidos dentre os mais velhos da tribo ou nação, portanto os discípulos não observavam as tradições dadas pelos magistrados da nação judaica.

-3 Ele, porem, respondendo, disse-lhes: Porque transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição?

P: Porque Jesus não diz o mandamento “de meu Pai”? e quem era o Deus dos religiosos transgressores?

R: Porque os mandamentos, bem como também as tradições dos Judeus, NAO ERAM PLANTAS QUE O “PAI” HAVIA PLANTADO e o Deus dos transgressores era Jeová (falso deus), ver Gn. 31: 11-13.

-4 Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e : quem maldisser ao pai ou a mãe, morra de morte.

P: Que seria mais grave: Maldizer ao pai ou a mãe, ou deixar de lhes dar assistência (desonrá-los)?

R: O mais grave evidente que é desamparar (desonrar) pai e mãe nas suas necessidades.

P: Se a sentença que Jeová deu a quem maldissesse seu pai e sua mãe era morrer de morte. Qual seria a sentença que ele deveria dar para os que desamparassem (desonrassem) os pobres velhinhos?

R: Morrer de morte, no mínimo setenta vezes sete vezes.

 -5 Mas vós dizeis; Qualquer que disser ao pai ou a mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,

P: Aqueles religiosos transgressores reconheciam Jesus como Senhor, ou como aquele expulsava demônios por Belsebu? (Mt 12: 22- 24)

R: Por aquele que expulsava demônios por Belsebu.

P: Então aquele Senhor que em troca da ofertas (Propina) permitia aos corruptores (religiosos transgressores) que invalidassem seu mandamento, por meio de um sistema de corrupção que já havia se tornado em tradição, se não era Jesus o verdadeiro Deus,seria por acaso seu “Pai”, o Eterno?

R: Não era o Pai, porque Jesus e o Pai são UM ( Jo. 10: 30)

 P: Então quem era aquele Senhor que permitia ser corrompido por uma tradição?

 R: Jeová o Falso deus.

 -6 E assim invalidastes, pela vossa tradição o mandamento de Deus.

P: Se o senhor Jeová (falso Deus) não muda (Ml 3: 6), poderia algum homem invalidar ao menos o menor de seus mandamentos?

R: Embora ele não mude, pois continua o mesmo porque ate nos dias de hoje se deixa ser comprado através dos dízimos, votos, cumprimento de promessas, etc., os religiosos transgressores da velha aliança, invalidaram seu mandamento, e nem sofreram a condenação devida a quem maldissessem a seu pai ou a sua mãe, muito menos a quem os desonravam.

-7-8 Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo; Este povo honra-me com seus lábios mas seu coração está longe de mim.

P: Sendo “este povo” ao qual Isaias se referia, os religiosos da velha aliança; a quem eles honravam com os lábios, e de quem seus corações estavam longe?

R: A Jeová e de Jeová, pois de Jesus , eles escarneciam, zombavam, caluniavam enfim.

-9 Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

P: Se os religiosos do velho testamento odiavam a Jesus a ponto de crucifica-lo, a quem era que em vão adoravam?

R: A Jeová.

P: Se adoravam a Jeová ensinando doutrinas que são preceitos dos homens, que doutrinas eram essas?

R: Eles ensinavam as suas próprias tradições e os mandamentos de Jeová, que portanto, NÃO ERAM PLANTAS QUE O “PAI” HAVIA PLANTADO.

 -10-11) E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi e entendei: O que contamina o  homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca. Isso é o que contamina o homem.

P: O que saiu da boca de Jeová? e o que foi que contaminou o homem?

R: As leis e os mandamentos do velho testamento saíram da boca de Jeová, e o que contaminou o homem foi o pecado, portanto se não houvesse lei não haveria  transgressão (Rm 4: 15); e o pecado é a transgressão da lei ( 1 Jo 3: 4), logo a lei e o pecado causado pela existência dela,  que contaminou o homem, NÃO SÃO PLANTAS QUE O “PAI” HAVIA PLANTADO.

-12-13 Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabe que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram? Ele, porem respondendo disse: Toda planta, que meu Pai Celestial não plantou, será arrancada.

 - Sem Comentários...

 -14 Deixai-os: são condutores cegos: ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão numa cova.

 

- Conclusão: Não eram os escribas e nem os fariseus, ou os anciãos que embora fossem transgressores e corruptores, que deveriam ser arrancados; A estes Jesus disse: Deixai-os, SÃO CONDUTORES DE CEGOS, ambos “cairão” na cova. 

 

 18/12/10     DISCIPULOLUIZ

 

-Mais informações sobre o assunto, voce encontra postado em videos (de terceiros), nas paginas do canal: https://www.youtube.com/user/DISCIPULOLUIZ