GRACA DESMASCARA LEI

17-06-2011 22:17

É possível seguir a Jesus obedecendo a Lei do VT? Qual a vontade do Pai para as nossas vidas em relação a esta questão? É o que vamos estudar nos próximos parágrafos. Sabemos que há em nossos dias, assim como houve no tempo do Mestre, pessoas que estão submissas a Lei do VT, e assim sei que se lerem este artigo vão ficarem um tanto escandalizadas com as afirmações que serão escritas ou ditas neste estudo.

Mas confesso que tudo que será estudado e colocado aqui, é com a intenção de esclarecer os desavisados neste assunto. Peço ao Espírito Santo de Deus Pai que me guie neste nobre tema. Vamos lá.

A Lei do VT foi dada para orientar o povo judeu logo que eles foram libertados da escravidão dos egípcios, Jeová os levou para o deserto do Sinai, e ali sobre o alto do Sinai ditou os 10 mandamentos (Êx 19:1 a 25 e Êx 20:1 a 26).

O povo judeu era um povo ignorante e acostumado com os costumes dos egípcios, entre eles havia parricidas, matricidas, homicidas, perjuros, ladrões, injustos, obstinados, profanos, ímpios e pecadores, etc. Eram totalmente contrários a sã doutrina que hoje temos com o evangelho. Se alguém acha que não, é só lê 1° Tm 1:9 a 11, que diz:

" sabendo isto: que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, para os fornicadores, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros e para o que for contrário a sã doutrina, conforme o evangelho da glória do Deus bem-aventurado, que me foi confiado."

Essa era a condição do povo Hebreu quando saiu do Egito. Isto posto, perguntamos: A Igreja lavada e remida pelo sangue do Cordeiro, precisa guardar a Lei? A Igreja que tem o Espírito Santo dentro dela precisa ser guiada pelas ordens da lei do VT? Quem nasceu de novo e foi regenerado pelo Espírito Santo (Tt 3:5) não precisa orientar sua vida pela palavra do deus do VT, que é a Lei. (vide Rm 7:6). Quem é guiado pelo Espírito Santo não está debaixo da lei(Gl 5:18). A Lei não é da fé (Gl 3:12), não tem nada com a graça, são totalmente distintas e opostas.

Alguém pode pensar que a lei do VT veio para consertar ou melhorar ou ainda, santificar o povo de Israel, mas o apóstolo Paulo revela que a lei veio vivificar o pecado:

Rm 7:5 " Porque, quando estávamos na carne as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto par morte."

Rm 7:7,8 " Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda a concupiscência: porquanto sem a lei estava morto o pecado."

Israel antes da legislação mosaica pecava sem lei, portanto não era digno de castigo:

Rm 5:13 " Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo a lei."

Diante dessas declarações de Paulo, percebemos verdades que jamais o Velho Testamento mostrou sobre a lei. São verdades descortinadas somente no NT, o véu que cobria a lei de Jeová foi tirado pela revelação do Logos(Jo 1:17,18). Jamais o VT disse que a lei realça as paixões pecaminosas, mas o NT diz isso abertamente. Assim sendo, desmascara a lei veterotestamentária.

O NT revela que o ministério da lei foi um ministério de morte e condenação:

II Co 3:7 e 9 " E, se o ministério da morte gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,... Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério do justiça."

Um Deus Salvador jamais teria um ministério de morte e condenação, com certeza esse ministério pertencia ao império da morte, cujo o dono é o Diabo:

Hb 2:14 " E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que, pela morte, aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo,".

O propósito da carta aos Hebreus é mostrar que a Graça é superior a Lei, e que a Lei do VT não vigora mais (Hb 7:12,18,19). Baseado no contexto da carta, afirmamos que o diabo que o autor desta carta se refere, é o "deus" do Velho Testamento, o qual era possuidor do ministério da morte e condenação, que é a Lei dada no Sinai.

A revelação do NT continua arrancando com muita força o véu que encobre os podres da lei daquele deus tribal e parcial do Velho Testamento. E desta vez esclarece que a Lei é uma barreira de separação e inimizade:

Ef 2:14 a 16 " Porque ele (Jesus) é a nossa paz, o qual de ambos os povos (Gentios e Judeus) fez um; derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades."

Quem fez essa lei de inimizade?

Resp: Jeová. A Bíblia deixa claro que Jeová é o legislador das leis do VT:

Ne 9:13,14 " E sobre o monte Sinai desceste, e falastes com eles desde os céus, e deste-lhes juízos retos e LEIS VERDADEIRAS, estatutos e mandamentos bons. E o teu santo Sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, e estatutos, e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo".

Jesus Cristo desfez o que Jeová fez. É importante dizer, que Jesus Cristo se manifestou para desfazer as obras do diabo (Jo 3:8). E se Cristo desfez a lei dos mandamentos, é porque ela é obra do diabo!

Os evangélicos e crentes do século XXI, não conseguem enxergar o que está por trás da lei do VT, a maioria tem a lei como palavra de Deus. Mas a revelação neotestamentária afirma que a lei é a palavra falada pelos anjos:

Hb 2:2 " Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição,".

Gl 3:19 " Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita, e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro."

At 7:38 " Este (Moisés) é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras da vida para no-las dar".

At 7:53 " vós que recebeste a lei por ordenação dos anjos e não a guardastes".

Só é possível enxergar os poderes malignos que estão ocultos na lei do VT, quando nos convertemos ao Senhor da Graça. Uma verdadeira conversão tirará o véu do Velho Testamento dos corações dos Judeus e evangélicos. O apóstolo e doutor dos gentios afirmou:

II Co 3:16 " Mas quando se converterem ao Senhor, então, o véu se tirará."

O apego ao VT será tirado, o dízimo e outras normas do "deus" Jeová serão arrancadas do coração de quem se converte ao Deus da graça. Fica provado que a lei e o Velho Testamento é obra do adversário de Jesus Cristo, e é impossível seguir a Jesus pela Lei do VT. A vontade do Pai para nossas vidas é que vivamos somente pela Graça Salvadora revelada na pessoa e obra de seu Filho Jesus Cristo.

Autor: Walmir T. Monteiro

 

"Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e da luz a todos que estao na casa." Mt. 5: 15.

 

-Mais informações sobre o assunto, voce encontra postado em videos (de terceiros), nas paginas do canal: https://www.youtube.com/user/DISCIPULOLUIZ